O employer branding, ou “marca empregadora” em português, é o processo de promover a sua empresa como uma marca desejada, visando selecionar talentos.
Por que o employer branding é importante:
Normalmente quando desejamos realizar uma compra de um determinado produto, estudamos a marca, benefícios, histórico e avaliação em base de opiniões sobre a qualidade do mesmo. Quando um futuro candidato deseja entrar na sua empresa, ele busca um feedback semelhante ao processo de compra de um produto.
Além da leitura do anúncio ou post de uma vaga, o candidato busca se aprofundar na cultura da empresa, estudando a missão, visão valores, clientes e propósitos. Será que ele se identifica?
Um vegetariano, por exemplo, não seria um profissional satisfeito se trabalhasse em uma empresa que não condiz com seus princípios morais, como um frigorífico por exemplo.
Benefícios
Segundo dados de uma pesquisa independente realizada pela consultoria Randstad, com mais de 175 mil entrevistados em 30 países do mundo:
- Empresas com marcas positivas gastam menos recursos com seus colaboradores e recebem o dobro de candidatos para as vagas do que empresas com marcas negativas, tendo 50% mais chances de conquistar os candidatos;
- 96% concordam que o alinhamento de valores pessoais com a cultura da empresa é um fator-chave para a satisfação em trabalhar lá;
- 62% dos candidatos pesquisam as empresas nas mídias sociais antes de se candidatarem para uma vaga;
- 80% já saíram de uma empresa especificamente por não ter fit cultural.
Como o employer branding funciona na prática?
Para atrair bons candidatos para sua empresa, você precisa gerenciar todos os meios que possibilitem o seu contato com ele: sites, redes sociais, grupos e, até mesmo, o contato direto por e-mail ou telefone. A ideia central é maximizar seus pontos fontes como oportunidades para fortalecer sua reputação e, consequentemente, ampliar a visibilidade e atração de profissionais.
Outra estratégia muito adotada de employer brandiing é utilizar embaixadores de marca empregadora e usá-los no marketing de recrutamento. Muitas vezes, são profissionais engajados que trabalham na empresa e podem compartilhar uma visão positiva e interna da empresa em prol de conquistar a atenção do candidato.
Outro ponto essencial e de grande envolvimento de profissionais de RH é a construção do Employee Value Proposition (EVP), em termos simples, significa uma análise profunda do que a sua concorrência tem ou não tem e o que você faz melhor.
Uma boa análise reflete a visão interna da sua empresa, destacando pontos que podem ser utilizados na definição da sua marca empregadora.
Como realizar o employer branding?
Promova ações para captação e retenção de talentos
Desenvolva ações internas e externas com objetivo de atrair, que despertem admiração e relevância, tanto no público interno quanto externo (canditados). Liste e entenda os benefícios que a sua empresa oferece internamento e retrate essa visão para o público externo.
Peça a colaboração de outras áreas da empresa
Reúna equipes que possam te ajudar a conquistar esse objetivo: Marketing, Comunicação e RH são primordiais nessa etapa. Com diferentes olhares e intenções, conseguirão elaborar um plano consistente para a atração dos talentos e retratar a marca empregadora para o mercado.
Monitore a evolução e analise resultados
Garanta que as ações realizadas trarão o resultado esperado. Gere indicadores e os acompanhe constantemente (taxa de contratação, pesquisas de clima, análise de aumento de produtividade, impacto nas vendas, otimização de custos etc).
E o mais importante do employer branding: garanta que a sua empresa e o candidato façam a melhor escolha, e que esse match renda bons frutos para todos.
Agradecemos por sua leitura e esperamos ter ajudado você e sua empresa.