Você sabia que as consultorias e consultores podem exercer inúmeros papeis dentro de uma organização, e que o perfil de cada cliente pode influenciar no desenvolvimento e aplicação de cada projeto?
Conheça um pouco de cada um deles.
Parceiro - Consultor e Cliente devem produzir resultados mutuamente. Ambos devem possuir maturidade e competências semelhantes ou complementares. Devem trabalhar em equipe, onde ambos assumem reponsabilidade pelo sucesso ou fracasso pelos projetos. Outro ponto importante é que o Consultor não deve ser confundido como parte interna da equipe, pois aí os papéis podem ser confundidos e perder o poder de influência.
Coach (como os técnicos esportivos) – Desenvolve consultoria com programas de treinamento e desenvolvimento individual ou coletivo. Não entra em campo, mas prepara seus treinandos com base em conceitos, modelos e técnicas, estabelece parâmetros, dá feedback e faz modelação de comportamentos para executarem suas atividades.
Conselheiro – Tem baixa interferência direta nos resultados, tal profissional possui uma sólida formação teórica e uma vasta experiência/sabedoria em determinado assunto.
Facilitador – Acompanha o cliente que está envolvido em algum projeto e oferece ajuda técnica e pessoal durante o processo. Normalmente consiste em buscar recursos de metodologia, tecnologia, organizar informações e principalmente apoiar o cliente nos momentos de insegurança, medo ou excessiva autoconfiança.
Instrutor – Tem o papel de efetuar treinamentos em assuntos nos quais detém especialização. O profissional que atua desta forma deve ter didática à frente de grupos, ser estruturado na forma de expor as ideias e transmitir com paixão e motivar seus treinandos. Não se pode confundir este papel com o de “professor”, pois os clientes normalmente buscam profissionais com experiencia prática para contribuir na formação das pessoas.
Formação de Multiplicadores – Consiste na responsabilidade de formar novos treinadores, que irão multiplicar o conhecimento pela organização contratante. Este papel envolve preparar pessoas técnicas em profissionais que compartilham conhecimento com técnicas adequadas.
Assessor – É o trabalho de oferecer as respostas às questões técnicas, desde que o cliente faça as perguntas certas. Atividades como nas áreas de recursos humanos, trabalhistas, contábeis, fiscais, tributárias, jurídicas, comunicação, marketing, entre outras são muito comuns no auxílio de empreendedores.
Especialista – É relacionado ao profissional que faz e diz o que deve ser feito. Gera resultado para a organização, mas não tem a responsabilidade de compartilhar o conhecimento, nem desenvolver as pessoas. Tem relação direta com processos de terceirização e não como consultoria.
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