Novidades
Confira as últimas notícias, eventos e artigos.
Artigos: 10 MOTIVOS PARA VALORIZAR O RH

Vasculhando alguns materiais de trabalho me deparei com um recorte de jornal (Recursos Humanos & Gestão de Pessoas), com o título 10 MOTIVOS PARA VALORIZAR O RH. Me lembro que utilizei este recorte colocando-o por sobre a mesa do Diretor da empresa para reforçar o tema que vínhamos conversando. Gostaria de compartilhar com você neste artigo, algo que é atual e imprescindível. Boa leitura e bom proveito!

  1. As empresas estão cada vez mais conscientes de que as pessoas são o seu principal diferencial competitivo. Dessa forma, nada mais natural do que valorizar quem mais entende de gente com um lugar junto à Direção da Organização.
  2. Pelo mesmo motivo do item 1, profissionais seniores de Recursos Humanos vão passar a compor ainda mais os Conselhos de Administração da Empresas. Como consequência, os colaboradores e a área de RH serão valorizados.
  3. Os gestores têm tomado consciência do seu papel na gestão de pessoas. Para tanto, eles precisam de orientação do RH e das ferramentas de apoio proporcionadas pela área na hora de atrair, contratar, reter, motivar, avaliar desempenho, desenvolver, remunerar, reconhecer e demitir colaboradores.
  4. RH é a área que mais tem discutido as características de cada geração (Baby Boomers, X, Y e outras que virão). Portanto, a área está apta a ajudar os gestores na composição de equipes harmoniosas e equilibradas que combinem os mais antigos com os mais jovens.
  5. Qualidade de vida e sustentabilidade são dois temas relevantes, principalmente para as novas gerações. Ambos já estão há muito tempo na agenda de discussões da área e sob sua responsabilidade em muitas empresas. Uma vez mais, RH tem muito a contribuir com o seu conhecimento no assunto.
  6. A evolução tecnológica tem acelerado o ritmo das mudanças. O apoio do RH na assimilação das transformações pelos colaboradores é essencial.
  7. O crescimento sustentável do Brasil depende da resolução de questões como a baixa qualidade da educação. O país, portanto, vai precisar do RH e do seu Know how na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas para dar esse salto imprescindível.
  8. Ao ajudar a promover a diversidade de raça, gênero, orientação sexual, credo, entre outras, RH contribui para uma sociedade mais justa.
  9. O mesmo acontece quando a área trabalha para formar adequadamente aprendizes, estagiários, trainees, e quando inclui portadores de deficiências no ambiente corporativo.
  10. Ao trabalhar diariamente por um clima melhor nas organizações, RH não só ajuda as empresas a se tornarem as melhores para se trabalhar, principalmente ajuda as pessoas a ter uma vida melhor, o que para muitos profissionais da área é o maior prêmio.

 

Daniel Oliveira
Sócio/Diretor da Consultoria Completa